quarta-feira, 28 de janeiro de 2004

Notícias de Quéli
Minha amiga Quéli, aquela q vive se mudando, escreveu essa semana. Essa hora já deve estar incomunicável no meio dos índios.
Ok, pra ela deve ser divertidão. Como sempre digo, tem gosto pra tudo, o mundo é estranho e não é errado ser assim. Só é esquisito.

Ela sempre se escandaliza com minhas declarações sinceras e politicamente incorretas, sem o menor constrangimento de dizer q quero q preservem as culturas indígenas, q preservem bem longe de mim.

Detesto mato. E acho q não gosto muito de quem gosta muito de mato.

Acho q menina Quéli já quase chegou a ficar chateada comigo, mas fazer o q? Só expresso o q penso pq gosto dela. Se não gostasse ia dizer só 'puxa q legal, hein?'.

Vou publicar aqui o mail da bruta, sem edição. Ela escreve num portunhol bizarro pras amigas do mestrado 'compreenderem'. Sim, pq em nível de criatura q não dispensa um programa de índio, ela foi pra Buenos Aires estudar antropologia. Êita mundo estranho.

Hola, queridos! Que tal?

Estou em Goiás, na cidade de Goiânia (próximo de Brasília) ainda hoje porque houve um atraso e o Jurandir, o Xavante que é meu contato e guia espiritual (risos), só chegou por volta das 21h de ontem e não deu para irmos para a aldeia.

Hoje a noite parto para uma cidadezinha que se chama Água Boa (ou água Branca, não tenho certeza) que é cerca de 12h de Goiânia e de lá, Caimi Xavante vai me buscar de carro para me levar pra aldeia.

Jurandir disse que apesar do clima (só chove por lá) e dos mosquitos (só tem borrachudo!), está tudo tranqüilo por lá e que o pessoal já sabe de minha ida e que eu vou gostar muito da "aventura" (disse aventura em um tom irônico, meio sarcástico e depois morreu de rir... Hummm... Começo a desconfiar que estou entrando no maior "perrengue"! :)("gran sufoco" para los hispano hablantes)

Aproveitei para conversar muito sobre a cultura Xavante e a cultura dos Bororo (outro povo indígena também do centro do Brasil e que agora está desenvolvendo um projeto lindíssimo de resgate cultural junto ao ministério da cultura) e estou cada vez mais envolvida (envolucrada) pela riqueza dessas culturas que infelizmente, dificilmente temos acesso...

Enfim, só queria escrever pra contar um pouco pra vocês e aproveitar que ainda estou no hotel e tenho internet disponível. Depois da aldeia, devo sair de lá e ir para uma cidade no centro de Mato Grosso, e de lá aproveitar para conhecer um lugar lindíssimo, com muitas cachoeiras (cascatas) e rios, natureza pura que é a Chapada dos Guimarães. Mas se o tempo continuar horrível, com tanta chuva, vou mesmo para Bolívia direto, para visitar minha amiga em Cochabamba.

Beijo grande e estou muito feliz porque tudo está dando muito certo e obrigada pelo apoio de vocês!
Kelly
PS: querida Graciela, yo sé que irá sentir mucha fiaca para leer en portugués, pero está MUY difícil escribir en español... Sorry! :)
PS2: para meus queridos que falam português, mil perdões pelas explicações geográficas, afinal todos sabem onde ficam goiânia, chapada dos guimaraes, etc, mas foi para o povo do além fronteiras entenderem melhor... Perd´n!

Nenhum comentário: