quarta-feira, 16 de junho de 2004

Luto na Suipa
Está em http://www.suipa.org.br/luto

ESTAMOS DE LUTO

Há anos que a SUIPA vem recebendo animais baleados, esfaqueados, queimados, envenenados e em péssimas condições de saúde em seu abrigo. Por não ser uma "proteção" animal eutanásica, isto é, assassina, a superpopulação é o maior problema da entidade desde 1943. A SUIPA talvez seja a única sociedade particular no mundo que abriga cerca de 6500 cães, 850 felinos, além de outras espécies abandonadas. todos sobrevivem em um terreno de apenas 3.000 m2.

Sem receber qualquer tipo de ajuda de governantes, de políticos ou do exterior, lutamos como Dom Quixote, para que os focinhos carentes e abandonados - todos os dias - tenham carinho, alimentação, proteção e cuidados veterinários até que possam ser adotados por humanos responsáveis e fiéis.

Graças aos maravilhosos associados e simpatizantes à causa animal, as despesas mensais com alimentação, salários etc., são pagas com as contribuições mensais. Ainda assim, nossa dívida é de quase R$ 600 mil.

o prefeito da cidade do Rio de Janeiro, dr. César Maia, criou uma "SECRETARIA DE PROMOÇÃO (sic) E DEFESA DOS ANIMAIS", com a finalidade de solucionar o problema dos animais abandonados e dos maus tratos, e garantiu que as sociedades protetoras cariocas teriam todo o apoio da referida secretaria extraordinária (realmente extraordinária!!).

Talvez, no inicio, ele tenha tido boas intenções, mas admitiu para o cargo de secretária uma senhora que não era conhecida no meio das sociedades protetoras e que, como referência, tinha o fato de ser casada com o vereador e ator sr. Claudio Cavalcanti.

Em resumo: nada vem sendo realizado junto as sociedades protetoras da cidade do Rio de Janeiro, tanto pela secretária quanto pelo prefeito.

Ela admitiu um cão pastor alemão como seu assessor, depois espalhou na mídia que vai inaugurar santuários animalescos... As alucinações vão de vento em popa...

Vale salientar que a retaliação contra a SUIPA foi bastante séria. Fomos a única entidade que não deu apoio político durante a campanha eleitoral de 2000.

Tão logo a secretaria foi criada, a secretária denunciou a SUIPA no Ministério Público, por maus tratos aos animais (sempre devido à superpopulação). O mais curioso foi que ela recebeu, oficialmente, uma única carta de denúncia contra a entidade, de uma ex-diretora que havia ocupado o cargo durante míseros seis meses.

Ao invés da secretária visitar a maior sociedade protetora de animais do Brasil, preferiu que o Ministério Público averiguasse. Este o fez, e em 25 de março de 2003 foi decidido que a secretária deveria solucionar, junto ao Prefeito, os problemas existentes na SUIPA, além de medidas pra a construção de abrigos destinados aos animais abandonados no município do Rio de Janeiro. Este assunto vem se "arrastando" há mais de um ano...

A Prefeitura nos ofereceu um terreno de apenas 4 mil metros quadrados, na Pavuna, onde já existe um condomínio e construções vizinhas. Isto representa problemas futuros se aceitarmos receber oficialmente esse terreno, pois os cães irão incomodar os moradores já existentes nas áreas próximas. Acabaremos sendo processados e, caso percamos a causa, sendo obrigados a abrir mão de milhares de reais que precisarão ser gastos na montagem de toda a infraestrutura do ABRIGO.

Ao lado da SUIPA existem dois terrenos vazios e municipais. A prefeitura diz que existe um projeto, mas até agora só se encontram cadáveres "desovados" no meio de entulhos e menores que se escondem para cheirar cola e cocaína. Um dos terrenos - de mais de 3.000 m2 - já poderia estar servindo de abrigo há bastante tempo se o prefeito realmente desejasse o melhor para a entidade.

Como a SUIPA é vizinha à favela do jacarezinho, as invasões são constantes. Há meses vimos comprando telhas de alumínio para substituir as que vem sendo roubadas do teto dos canis do abrigo. Menores infratores invadem o abrigo para roubar as telhas que valem bastante no mercado clandestino. Para evitar maiores prejuízos, já que não existe segurança na região, decidimos substituí-las, quando furtadas, por telhas de amianto.

Exatamente na noite de Santo Antonio, 13 de junho de 2004, um enorme balão caiu dentro do abrigo da SUIPA e, infelizmente, sobre parte de uma árvore e sobre uma das telhas de amianto que cobriam um pequeno canil, onde 12 filhotes vira-latas, abandonados, dormiam. Morreram carbonizados, já que a telha quebrou com o intenso calor do fogo e os atingiu em cheio.

Se tivéssemos mais espaço - utilizando, para SALVAR VIDAS, um terreno que hoje é um DEPÓSITO DE LIXO - dificilmente esse acidente aconteceria. Não interessa ao prefeito a urgência do abrigo da SUIPA porque talvez ele não saiba o que é retirar animais atropelados das vias públicas e nem tem noção do que é um abrigo superlotado, já que foi convidado, mas nunca visitou a SUIPA.

A entidade continuará lutando por mais espaço, continuará informando a população sobre o descaso dos governantes quando o assunto é animal não humano. Continuaremos, dia após dia, a fazer o que fazemos desde 1943. Zelar pela VIDA DE ANIMAIS EXCLUÍDOS DA SOCIEDADE POR "RESPONSÁVEIS" IRRESPONSÁVEIS.

A SUIPA ESTÁ DE LUTO. Quantas vidas ainda serão perdidas antes que se faça justiça?

Nenhum comentário: