terça-feira, 17 de setembro de 2002

----- Original Message -----
From: Kelly Russo
Subject: ventos do norte

Oi, gente! Como andam as coisas por ai?

Estou bem, com saudades de vocês e estes meus primeiros dias em Toronto tem sido muito especiais.
É sempre muito estranho isto de estar nos primeiros dias em um país, aprendendo aquelas coisas tolas, básicas, que qualquer criança (nativa, claro) sabe e ainda tira onda com a sua cara. Tipo pegar um ônibus por exemplo. Toronto e uma cidade muito fácil, existem ônibus, ônibus elétricos, trens, metrôs... Tudo na cidade é orientado pelas direções norte, sul, leste e oeste. é só parar e perguntar para alguém na rua como chegar na rua Burnhan, por exemplo. A pessoa com a cara mais tranqüila do mundo vai te responder com aquele inglês de nenhuma tranqüilidade: segue para o norte, mas pega o ônibus para a direção sul, lá vc salta próxima a estação de metro e pega a direção do trem para o leste. Mas lembre-se que vc paga uma tarifa para o ônibus, que serve para o metro também, e para um outro ônibus que faca um caminho perpendicular a rua que vc estava, mas se o ônibus seguir por uma rua paralela a que vc estava não serve o bilhete, terá que pedir o papel de transfer e se não, você terá que... blá, blá, blá e mais etc, etc, etc. Simples, não?

Bom, pelo menos são tantas horas que perco para conseguir uma informação simples que estou fazendo grandes amigos a cada um pra quem pergunto algo. A gente sempre termina com aquelas perguntas básicas: Where are you from? Brazil! Oh! Yes! Amazonia!
Jungles! Monkeys! Hummm... Good, good... Tudo bem que eu me sinto a própria 'Jane, You Tarzan', mas é engraçado.

Outra aprendizagem interessante é conhecer os brasileiros mais legitimamente brasileiros que eu já vi na vida. é verdade! Os brasileiros que vem morar em outro pais acabam se transformando nas pessoas com o maior orgulho pátrio! Um exemplo: vc lembra o que tem em especial no dia 7 de setembro? Pois e... Fez alguma coisa em comemoração a data? Usou a camisa do Brasil, telefonou para os amigos gritando "feliz independência!!!" ou pelo menos assobiou parte do hino nacional enquanto tomava banho? Pois é, vc não é nada patriótico! Por aqui a brasileirada fez até uma missa especial, com direito a festa e tudo!

Foi logo no dia em que cheguei em Toronto. Bem no centro da cidade, entro em uma igreja linda, toda barroca, daquelas tradicionais enormes e lindas, mas com uma enorme bandeira verde com BRASIL escrito em amarelo cobrindo toda o altar! Foi chocante esse
primeiro impacto, mas posso garantir que o mais chocante veio depois: discursos apaixonados pelo Brasil, alguns discursos "revolucionários" contra a injustiça social e outros com tom de pentacampeão forever e toda a cerimônia sendo realizada por um padre do interior de minas, sabe? Com aquele sotaque de pão de queijo, sabe? E o padre era absolutamente gay, uai! Uma figura!

Nessa missa, precisei passar por alguns momentos constrangedores. Eu não freqüento nunca missas, acabava errando algumas partes, levantando quando era para sentar, errando a musica, mas acho que o mais constrangedor mesmo foi a hora de cantar com as mãos para o alto a linda canção "Como são belos os pés do mensageiro, como são belos os pés do mensageiro e a nossa vocação é para a santidade..." não bastasse a letra e as mãos para o alto, ainda tinha que cantar em ritmo de... Forró!!! Isso mesmo, Forró! Surreal!

Isso meu amigo, não deu para fazer. Foi demais pra mim... E para fechar a santa cerimônia, o padre (na verdade quase uma madre) coloca as mãos na cintura e fala com um jeitinho todo suspeito: "agora é a hora mais especial de hoje! Vamos todos cantar bem bonitinho o Hino Nacional juntos, hein! Lindo, lindo, hein!" E do fundo da igreja uma galera com bumbos, pandeiros, triangulo e outros instrumentos indescritíveis começa a tocar o HN em ritmo de sambão de escola de samba carioca!!! Só faltaram mesmo as mulatas e porta bandeira, e acho ate que devem ter sugerido isso, mas se tocaram que seria sacrilégio. O padre iria ficar a-rra-sa-do com esses bofes, né não?

Bom, e depois da missa, rolou ainda uma festa em comemoração pela independência com coxinha de galinha, risole, cerveja Brahma... Eu estava no Brasil!
Durante a festa, uma amiga da Natalia (a menina que é maravilhosa e me ofereceu a casa dela para eu ficar nesses meses) veio nos chamar para sua festa de despedida de solteira. Essa amiga vai casar na próxima semana. vocês já devem imaginar que essa noite foi longa...

Fomos todos parar em uma boate gay, com direito a shows engraçadíssimos de Drag Queens esquisitíssimas, uns homens-mulheres negões, de quase dois metros de altura, fortes pra caramba, vestidos de mulher e o the best foi um que estava imitando a Tina Turner, e em uma de suas inesquecíveis performances no meio da pista de dança, deixou a peruca cair no chão e para não perder a pose, aproveitou para pegar a peruca e agarrar um pobre coitado de um homem que estava passando naquele momento. Coitado, só ia comprar bebida... Foi inesquecível aquela cena! Mais ainda pro cara...

Bom, fora esses primeiros acontecimentos, não estou tendo muito contato com os brasileiros por aqui, para poder treinar o inglês mesmo. Essa semana foi bem produtiva. O curso que estou fazendo é muito bom e completamente cosmopolita: 2 turcos, 4 coreanos, 2 japoneses, 1 espanhola, 3 mexicanos, 1 russo e euzinha representando o Brasil. Estou estudando pra caramba e o curso fica ao lado da biblioteca publica da cidade.
Gente, o que é aquela biblioteca! são cinco andares, com direito a dois elevadores panorâmicos dentro do prédio, mais de 50 computadores com internet disponíveis grátis(é só marcar a hora) e para quem esta aprendendo o inglês como segundo idioma, a biblioteca tem um espaço com computadores, vídeo-cassete, toca fitas, CD roms, discos, dicionários de mais de 6 idiomas diferentes... Tudo o que vc sempre quis saber sobre inglês, mas teve vergonha de perguntar esta aqui!!! é linda a biblioteca! Meu
segundo lar, sem duvida. Vou tirar umas fotos para vcs darem uma olhada no que é essa biblioteca...

Também andei dando uns furos maravilhosos, tipo: no único dia que ventou um pouco pela manha eu preocupadíssima com as baixas temperaturas de Toronto tirei o casaco polar do armário "Hoje vai fazer frio! Começou o outono de verdade!", sai de casa cedinho, toda enrolada no casaco, tênis, meia, luva e chego na estação de trem a galera toda de camisetinha, vestidinho, sandália, alto-verão!!! E claro, todos olhando pra mim como se eu fosse um ET, cheia de roupa, mas pô, tava frio!

Outra vez, essa nem eu agüentei e comecei a rir sozinha, foi quando eu totalmente desesperada tinha perdido o ônibus pra ir pro curso, estava super atrasada, estava perdidinha na rua e apareceu uma menina com uma cara simpática, estudante... "é essa
mesmo que eu pergunto!" E lá fui eu com o meu inglês macarrônico, a menina na maior boa vontade me respondeu. simpática ela. só um problema, era gaga e ainda parecia estar usando aparelho a pouco tempo, porque falava com a língua presa... é... Digamos que foram uns 25min tentando entender pelo menos para que direção eu deveria ir, mas totalmente inúteis... Na verdade não foram tão inúteis, porque me deram momentos de boas risadas durante a longa viagem até o curso (depois que descobri por instinto, pra que direção deveria ir).

Também esta rolando o Festival de Cinema de Toronto. Estrelas por toda a parte! Pena que as filas estão também em toda a parte e os valores dos ingressos sejam tão absurdos ($14 a 17!!!). De qualquer forma, na semana que vem vou passar a ir ao cinema as
quintas-feiras, quando o preço cai pra metade (claro que quinta feira sim, quinta feira não, quinta feira também não e outra quinta feira sim...). Fora o curso, estou tentando meus primeiros contatos com a Universidade de Toronto e com outras instituições que pretendo entrar em contato para fazer cursos na área de televisão/educação ou de antropologia visual. Estou dando um tempinho para ficar realmente fluente no inglês para poder bater na porta da galera me apresentando.

Ah! já ia esquecendo de contar: essa semana foi um calor absurdo! Um sol, minha gente, e eu só trouxe casaco, blusa de manga comprida, calcas... Enfim, a única camiseta fresquinha que trouxe foi que a galera do arquivo do Futura me deu - linda - que trouxe para dar sorte, porque achei que não conseguiria usa por causa do frio, mas que já virou minha segunda pele.
Uma loucura! Num desses dias de calor, fui para um parque da cidade, super bonito, onde tive que disputar meu sanduíche (minha alimentação para o dia todo) com um monte de pato (daqueles enormes que voam em direção ao sul fugindo do inverno) e uns castores muito dos abusados que se aproveitaram de um momento de distração enquanto lia um jornal deitada no banco, para meterem as patas no meu saquinho de comida! Esses bichos são muito atrevidos por aqui! Deixa eles no Rio de Janeiro... Iam virar ensopadinho rapidinho!

E vocês, como andam as coisas por ai?

Super obrigada pelos e-mails de aniversario, adorei!
Apesar da internet free, esta difícil tempo para escrever os e-mails. O dia aqui voa! Levanto as 5h da manhã e quando paro novamente, já são 18h, hora que tenho que voltar pra casa se não perco o ultimo trem e já viu, ate eu conseguir a informação de qual a outra opção para eu voltar pra casa e ate o final de explicação da pessoa já vão ser 5h da manha do outro dia...

Milhão de beijos saudosos e promessa de não voltar a enviar mensagens tão longas (ou vcs irão querer me matar!),

Kelly

Nenhum comentário: