quinta-feira, 5 de fevereiro de 2004

Novidades de KellyRussel
Minha amiga Quéli escreveu. Vai gostar dum programa de índio assim lá no Xingu! E o pior é q ela foi!
Bom, a boa notícia é q ela vai estar no Rio no meu aniversário!

Oi, gente querida! Tudo bem?

Acabo de chegar a algum lugar mais próximo da civilização! Bem, na verdade ainda não estou em nenhum lugar assim, porque a pequena cidade de Canarana não tem cinema, nem parque ou praça e menos ainda cibercafé, portanto estou usando o computador de um lugar de joguinhos para adolescentes insuportáveis, que gritam todo tempo, mas pelo menos tenho internet!

Passei dez dias na aldeia Xavante da Reserva do Rio das Mortes, e resumindo foi... MARAVILHOSO!!! Fui muito bem recebida, tirei muitas fotos, ganhei vários presentinhos feitos por eles e fiquei ainda mais entusiasmada com o projeto. Foi engraçado conhecer esse outro lado do Xavante, tão conhecidos por serem brigões e me deparar com esse bando de marmanjos engraçados, piadistas e carinhosos. Esta temporada me deixou boas lembranças, e claro, marcas terríveis de mosquitos por todo o corpo! O povo bem que dizia que depois de dois dias o repelente vira perfume. Dito e feito! Minhas pernas estão terríveis, parece até sarampo!!!

Presenciei cenas engracadíssimas, outras muito emocionantes, que conto ao vivo e com fotos. Tive conversas muito interessantes com alguns dos velhos que são as últimas testemunhas dos primeiros contatos com os brancos, aliás, conheci o ancião Siriburã, com seus cerca de 85 anos. Ele foi um dos guerreiros Xavantes que matou o pacificador do SPI Pimentel Barbosa, a bordunadas na década de 40! Aliás, ele ate me deu de presente uma borduna, já que eu parecia tão interessada pelo assunto. hahaha, um tremendo figura, ainda mais porque no dia de nossa despedida estava usando nada menos que a camiseta do: "Tabajara Futebol Clube"! Ele não tem a menor idéia do que é o Casseta e Planeta, mas comprou no Rio porque achou bonito. Tive que segurar pra não rir!

No mais, aconteceu uma coisa incrível: cheguei em Canarana hoje pela manha e como tinha que fazer hora para tomar o ônibus para Brasília, fui conhecer uma ONG que desenvolve projetos no Parque Nacional do Xingu. Papo vai, papo vem, o coordenador me pergunta se eu não quero conhecer o Xingu, já que estarão fazendo um encontro na próxima segunda-feira no parque e ele tem muito interesse pelo tema que estou pesquisando e o avião que vai tem lugar. Claro que topei e por isso, estarei em Canarana até segunda, quando partimos para Xingu. Acho que estou mesmo iluminada! Nem acreditei na oportunidade que surgiu assim, do nada! Claro que estou checando tudo, para saber qualé dessa ONG e sobre o cara, mas vou aproveitar a oportunidade de ir ao Xingu. Deve ser incrível!

Bem, é isso. Então para vocês saberem: fico aqui até domingo, na segunda pela manha vou para o Xingu e na quarta-feira vou para Brasília, onde fico até o dia 15 e de lá, chego no Rio entre os dias 16 e 17 de fevereiro, com muitas fotos e histórias.
Beijo grande, obrigada pelo apoio de sempre e até mais, Kelly

Nenhum comentário: