terça-feira, 3 de agosto de 2004

Ela tá voltando...
A minha amiga Quéli Cachorra, aquela safada andarilha q vive fugindo, chega de férias no final do mês. Estou morrendo de saudade. Louca de pedra, como todos os meus amigos, a bruta foi fazer mestrado em antropologia na Argentina, mas a pesquisa dela é sobre os índios Xavantes. Só Kelly...

Depois de muito tempo sem notícias (sabia q ela tava com índios) recebi um mail dela no melhor estilo "Pode ir armando o coreto e preparando aquele feijão preto/eu tô voltando". Felicidade!


Hola, queriditos!

Escrevo rapidamente da pequena cidade de Canarana – o ponto de internet mais próximo da reserva indígena Xavante aonde estarei até o dia 20 de agosto – para avisar que ESTOU MORRENDO DE SAUDADE!!! E para los hermanitos d´alma, para acordarles que les EXTRAÑO muchísimo!!!

Gracias por las tarjetitas de Día del Amigo, e muitos beijos para Bené e Cia. pelo lançamento do livro (Bené, não vai dar pra pegar o próximo vôo, já estava lotado! :) Y Feliz Cumple Claudia y Diego!!!

Na pesquisa, tudo bem. Estou realmente entusiasmada com o trabalho de professores indígenas e não indígenas da Reserva e estamos acertando com o Ministério de Educação e FUNAI a realização de um livro didático - em idioma Xavante - para as crianças dos três primeiros anos da escola.

Fizemos uma reunião com os velhos da aldeia, considerados os guardiões da cultura Xavante, para saber o que esperam da escola e eles foram unânimes: querem que as crianças aprendam a escrever e ler em Xavante primeiro para só depois começarem a aprender o português "para se defenderem melhor".

Me coloquei a disposição para a realização do livro, e agora estou trabalhando duro para que tudo saia tão lindo quanto eles merecem. Fiquei muito emocionada com o esforço deles e ainda mais por confiarem tanto nessa parceria. Recebi até um nome Xavante - Rêuê - e nem preciso dizer que chorei um monte...

Estou feliz, repleta de picadas de insetos, com crise de abstinência por falta de bolo de chocolate e coca-cola com gelo e limão, e trabalhando feito uma louca, mas estou feliz!

Espero que los compañeros FULANOS coman muchos choripanes, tomen unas tantas Quilmes y se divirtan mucho por mí! E que meus amigos cariocas dancem um saudoso Forro, encham a cara em Santa Tereza ou Lapa e me esperem para uma feijoada caprichada na Casa da Feijoada no final de agosto!!! Estou chegando!

Hasta pronto y saludos cariñosos,
Kelly Rêuê Russo Xavante :)

Nenhum comentário: