Resumo
Comunicação e Cultura Popular – A trajetória dos lugares através do samba. RIO DE JANEIRO: UERJ, 2006. 96p. (Dissertação - Mestre).
A cultura forja e atualiza constantemente significados, modelando os lugares através dos usos que os indivíduos fazem deles. A história cotidiana, tecida em rede nas interações das ruas, atua nessa construção permanente de representações. São essas interações que fazem da cidade um suporte sensível para a comunicação. Nossa pesquisa se debruça sobre a cidade como suporte, mediadora e veículo de comunicação. Cada cidade, cada lugar, possui uma coreografia própria, que o geógrafo humanista David Seamon (1980) chamou de “balé do lugar”. O ir e vir de pessoas e veículos no cotidiano da cidade formando a coreografia espontânea e característica de determinado lugar, integrando e conectando os indivíduos. Escolhemos analisar dois momentos da cultura que cortam a cidade, dois exemplos de “coreografias” urbanas especiais: o Trem do Samba, que a cada 2 de dezembro, dia Nacional do Samba, leva milhares de pessoas de toda a cidade para o pacato bairro de Oswaldo Cruz, e o desfile do Cordão da Bola Preta, que no sábado de carnaval toma o centro da cidade com mais de 100 mil pessoas. São momentos específicos, que acontecem apenas uma vez por ano, mas imprimem aos lugares uma significação especial e criam vínculos entre os atores sociais e o lugar. É essa resignificação propiciada pela cultura popular – no nosso estudo pelo samba – que recheia o lugar de signos e emoções, contaminando a maneira de se estar no mundo, de vivenciar a cidade.
Palavras-chave: comunicação, cultura, cidade.
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