II. A Cultura como intrumento de resignificação espacial – Samba e Cidade
De acordo com o geógrafo humanista chinês, Yi-Fu Tuan (1983), as idéias de espaço e lugar não podem ser definidas uma sem a outra, tanto que na experiência o significado de espaço freqüentemente se funde com o de lugar. O conceito de "espaço" é mais abstrato do que o de "lugar", o que começa como espaço indiferenciado pode se transformar em lugar à medida que o conhecemos melhor e o dotamos de valor. O espaço passa a ser um lugar à medida que adquire significado. O lugar é um centro de significados construído pela experiência. A esse elo que une o indivíduo ao lugar Tuan chamou de "topofilia", a afeição pelo lugar.
Tuan reconhece que grande parte da importância do conceito reside em sua amplitude: inclui todos os laços afetivos dos indivíduos com o meio ambiente material, podendo diferir em intensidade, sutileza e modo de expressão. A topofilia pode surgir como resposta a um estímulo estético ou tátil, no entanto, mais profundo e difícil de expressar seriam os sentimentos que temos para com um lugar quando construídos pela vivência cotidiana. "A topofilia não é a emoção humana mais forte. Quando é irresistível, podemos estar certos de que o lugar ou meio ambiente é o veículo de acontecimentos emocionalmente fortes ou é percebido como símbolo." (1980, p.5).
Outro trecho da minha dissertação de mestrado.
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