terça-feira, 3 de abril de 2007

Programa para hoje: CCBB

Piratas da Cultura: comunicação e cidadania

Programação - 03.04.07

1. Assaltos urbanos
Na década de 50, os jornais imprimiam idéias de resistência ao progresso lado a lado com denúncias de um futuro incerto. Já nos anos 60/70, a contracultura foi um lugar de quebra de valores estabelecidos. Atualmente, ouvimos correntes musicais revisitando as velhas guardas de favelas para recuperar a tradição de um povo. A cultura, que pretensamente pertencia a uma população sem direito à expressão, ganha de assalto o poder de legitimar a circulação de bens. Na cidade pós-moderna, as culturas periféricas assumem posição central nas produções artísticas e jornalísticas: atores sociais anteriormente excluídos conquistaram o papel principal.

1.1) "Resistência e contra-resistência: o sujeito contemporâneo" – Beatriz Resende – Bacharel em Português e Literaturas pela UFRJ, mestre em Teoria da Literatura pela UFRJ e doutora em Letras (Literatura Comparada) pela UFRJ. É pesquisadora do CNPq, do PACC/UFRJ da UFRJ e Professora da Escola de Teatro da UFRJ. Escritora, com Pós-Doutorado em Sociologia da Cultura na Columbia University (Nova Iorque, EUA).

1.2) "História dos colonizadores/assaltantes"- Antônio Carlos Juca de Sampaio - UFRJ.

1.3) "A música pirata" – Vitor Onofre – Coordenador do núcleo de Vigário Geral do Grupo Cultural Afroreggae.

1.4) "Terra à vista" - Jailson de Souza e Silva - Doutor em Sociologia da Educação pela PUC-Rio. Professor adjunto da Faculdade de Educação - UFF. Professor do Programa de Pós-graduação em Geografia da UFF. Fundador e Membro do Conselho Institucional do Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré - CEASM.

Serviço:
Centro Cultural Banco do Brasil (RJ)
Rua Primeiro de Março, 66 - Centro - Rio de Janeiro, RJ
Auditório do 4º andar
Datas: 3, 10, 17 e 24 de abril de 2007 (terças-feiras)
Horário: 18h30
http://www.bb.com.br/cultura

Senhas distribuídas 30 minutos antes do evento.

Certificados de participação concedidos mediante freqüência de no mínimo 75%. Vans exclusivas e gratuitas transportam o público do Terminal Menezes Cortes – TGMC ao CCBB, no período de 17h às 22h, de terça a domingo.


Vejo vocês lá. ;)

Nenhum comentário: