terça-feira, 25 de agosto de 2009

Eu vou!

Caminhando por entre luzes no Centro do Rio à noite

Dia 25 de agosto, terça-feira, às 20h - término 21h30
Grátis e a pé
Encontro: escadaria da Casa França-Brasil
Itinerário: luminoso Centro Cultural Banco do Brasil – Alfândega/Casa França-Brasil do Rio joanino – Igreja Nossa Senhora da Candelária, fonte de luz e de fé – o iluminamento do Centro Cultural dos Correios – Rua Primeiro de Março – o foco de luz distante e permanente do antigo senado e da Catedral de Benedito e da Senhora do Rosário – o diálogo do Rio colonial com a cidade maravilhosa - Centro Cultural da Justiça Eleitoral - Rua do Ouvidor, logradouro inicial da iluminação a gás e da energia elétrica no espaço coletivo carioca, de Machado de Assis e Chiquinha Gonzaga, bem como dos primeiros acordes do carnaval carioca, das lutas pelo abolicionismo e a república e das confeitarias e lojas elegantes – o brilho das estrelas Cármen e Aurora Miranda no sobrado da Travessa do Comércio – o iluminamento da antiga Catedral da Sé/Igreja do Carmo – de volta à claridade do Convento dos Carmelitas – Paço Imperial e da luminar Isabel de Bourbon e Bragança – os refletores da Alerj – o brilho e o requinte dos antigos Ministérios da Fazenda, do Mec e a Austeridade do Ministério do Trabalho – Luzia dos santos e geográficos olhares (de Fernão de Magalhães aos aterros que a afastaram do mar) – Teatro do Sesi e as novas torres da Esplanada do Castelo - o universo de extrema luminosidade da Cinelândia e seus majestosos prédios – a iluminância do jovem Theatro Municipal e da Biblioteca Nacional, o boêmio Amarelinho, a Câmara dos Deputados, o Centro Cultural da Justiça Federal – Metrô, uma sentinela luminosa a nos conduzir por lunares e ensolaradas geografias.

Coordenação: Prof. Dr. João Baptista Ferreira de Mello
Bolsistas: Ruan do Carmo, Ivo Venerotti, Melissa Anjos e Olga Maíra Figueiredo
Inscrições: roteirosgeorio@uol.com.br
Informações: (21) 8871-7238
Projeto de Extensão do Departamento de Geografia Humana
Oferecido à comunidade em geral. Se chover na terça-feira, dia 25, o roteiro será adiado para outro dia seguinte. Na dúvida, favor telefonar.
UERJ – UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

7 comentários:

Helga disse...

Eu queria estar aí :( caminhar de maõs dadas e aproveitando o passeio noturno e movimentado de pessoas com interesses afins.

Poxa poxa. Diz ae como foi. :)

Ricardo Mello disse...

Como foi o passeio? Beijos

roberta carvalho disse...

Helga e Ricardo, foi ótemo!

guetoblaster disse...

tinha muita gente ? eu gosto de fotografar noturnas. vamos ver "Confisões de uma garota de programa" no cinema mais tarde ?

roberta carvalho disse...

Vai ter outro na quinta, um amigo meu fotografou esse.

Acho que vou na festa Curinga no Odisséia hoje.

Beijos

Fred disse...

Essa descrição do roteiro parece o samba do crioulo doido.....rs.

roberta carvalho disse...

Fred, larga de ser reclamão!