domingo, 23 de julho de 2006

A despedida de Janete
Ontem saí da toca. Fui ao bota-fora da minha amiga Janete, que em futuro próximo vai para o Japão. Orgulho da família, Jan é a amiga mais CDF que eu tenho.

Ela ganhou uma bolsa não-sei-das-quantas e vai passar dois anos dando aulas de português pros japas em uma escola municipal na cidade de Hamamatsu, ou coisa que o valha. Sagaz, ela vai aproveitar a oportunidade para fazer uma pesquisa também não-sei-das-quantas que, na volta, vai virar o projeto de doutoramento dela.

Jan é minha grande amiga e incentivadora, vai ter uma menção especial nos agradecimentos da minha dissertação. Foi uma das que mais deu força pra eu fazer o mestrado, leu e releu meu projeto e meus primeiros artigos, emprestou livro, ouviu lamúrias. Enfim, como dizia Daniel Oiticica, "mamãe Janete, a mãe de todos". O que vai ser da faculdade de Comunicação Social da Uerj sem a Jan por 2 anos?

Quando entrei pro mestrado ela tava terminando. As aulas começaram em abril e ela defendeu a dissertação em agosto. Safada, levou 16 meses pra concluir o mestrado, embora dispusesse de 24. Claro, foi aprovada com louvor. Claro, continuou trabalhando, dando aula e fazendo a graduação em japonês ao mesmo tempo, ou não seria Janete. Quando eu crescer quero ser que nem a ela. Sempre que eu choramingava pitangas ela dizia "Calma, Roberta. Se eu consegui fazer o mestrado você também consegue". Generoooosa.

Ai, cacete! Tenho que defender essa josta de dissertação antes dela viajar!

Nenhum comentário: