quarta-feira, 30 de abril de 2008

De ser linda e outras coisas...

Engordei bastante desde o carnaval, aliás, sempre estou gordita essa época do ano. Quando me olho no espelho me acho gordita, mas nada grave. O negócio é quando me vejo em fotos, daí me acho uma baleia. Mas mesmo para isso a solução seria simples: não me deixar fotografar. No geral estou bem com a minha aparência, não chego a me sentir mal com os quilinhos a mais. Só que, mesmo assim, vou ter que emagrecer. O problema não é minha auto-estima, é bem mais prático e prosaico. Minhas roupas não dão mais em mim. Virei personagem de desenho animado: com a mesma roupa em todos os episódios. Daí não é legal.

Tenho me achado realmente bonita e, mesmo quando me acho meio caída, relativizo que tenho 37 anos sedentários e lembro que nós mulheres somos críticas demais com nós mesmas. Aliás, entre essas minhas contatações estéticas recentes, incluam que percebi como superestimamos nossa aparência, seja positiva ou negativamente. Às vezes estamos nos sentindo um bagaço e estamos apenas não no nosso melhor dia.

Reparei como, às vezes, tô me achando horrível e encontro com pessoas sabidamente sinceras, amigos que me amam mesmo, e ouço “Nossa, mas você tá linda!”, “Sua pele tá ótima, seu cabelo tá maravilhoso”. Algumas vezes nem tenho coragem de dizer “jura? Saí de casa me sentindo tão sem graça....”.

Na contra-mão, outras vezes estamos nos sentindo maravilhosas e estamos... apenas arrumadinhas com um traje que nos favorece. Outro dia tava na Lapa bebericando no Antonio's. Enquanto esperava minha companhia, fiquei reparando nos freqüentadores e transeuntes. Reparei uma moça toda arrumada, maquiada. Dava pra perceber que ela tava se sentindo maravilhosa. Coitada, era no máximo... bonitinha esforçada, mas tava se sentindo. Não estou criticando, melhor pra ela que seja assim, tava apenas observando. Fiquei pensando que, como gente é tudo igual, quando estou me sentindo maravilhosa, muitas pessoas devem olhar e me achar.... normal.

Claro que se nos achamos maravilhosas, estamos maravilhosas e pronto. Claro que se gostar e se cuidar é delicioso. Mas foi ótimo perceber isso pra esquentar menos. Esquentar menos tanto em me arrumar como me criticar nos dias que estiver com a auto-estima em baixa.

Ai-ai-ai. Do jeito que a coisa vai vou ser uma velha muito desleixada. Cada dia esquento menos com penduricalhos.

Nenhum comentário: