terça-feira, 29 de abril de 2008

Programa para hoje à noite

O Projeto Roteiros Geográficos do Rio, do Departamento de Geografia da Uerj, promove nesta terça-feira (29/4) o "Roteiro Noturno no Centro do Rio a Pé", sob coordenação do professor João Baptista Ferreira de Mello, com a participação dos bolsistas do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Espaço e Cultura Olga Maíra Figueiredo, Jeand de Carvalho, Ivo Venerotti e Melissa Anjos. O encontro será às 20h50, no adro da Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro, na confluência da Praça Tiradentes com as ruas da Carioca e Silva Jardim.

O roteiro vai percorrer os prédios iluminados da Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro e Real Gabinete Português de Leitura; segue pela Avenida Passos, passando pela Igreja Nossa Senhora da Lampadosa e pelo território da Daspu, nos arredores da Praça Tiradentes dos teatros seculares e dos modernos hotéis; continua pela Rua da Constituição e Gomes Freire, dos hotéis de alta rotatividade e chega na Lavradio dos antiquários e casas de shows. Em seguida o professor guia os participantes pela esplanada de Santo Antonio e Largo Braguinha, até a Mem de Sá dos sobrados exuberantes, samba de raiz, marchinhas, mambo, funk, rock, travestis e mitológica malandragem. Dos seculares e simbólicos Arcos da Lapa, a expedição segue pela Rua Joaquim Silva, com parada na escadaria Selaron, passa pelo Largo Nelson Gonçalves e termina por volta de 23h30 na Sala Cecília Meireles.

O projeto Roteiros Geográficos do Rio realiza mensalmente a excursão geográfica (Re)conhecendo o Centro do Rio a Pé, com a explanação do professor sobre gênese, expansão e metamorfoses dos logradouros, igrejas, centros culturais e museus visitados ou percorridos.

Em caso de chuva, o roteiro será adiado. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo email roteirosgeorio@uol.com.br. Mais informações no telefone (21) 8871-7238.

Nenhum comentário: